terça-feira, fevereiro 01, 2005

Será desta que se acerta?

José Maria Pedroto
José Mário Mourinho
José Júlio M.Couceiro
Se este José for na linha dos anteriores pode ser !!!... Seria uma trilogia de espavento. Dizia uma das personagens do nosso genial Gil Vicente, dirigindo-se à sua interlocutora, a propósito da necessidade de uma pessoa ser capaz de se desenvencilhar das dificuldades:
«Filha, no Chão do Couce
quem não puder andar, choute».
Quer seja a choutear quer seja a andar normalmente ou até a correr, o que é importante é que o Couceiro vá atrás dos Zés seus antecessores e tire rapidamente a equipa deste atoleiro em que caiu. Nada está perdido, mas a atitude da equipa tem que mudar radicalmente. Comer a relva se preciso for. E jogarem para a frente com coragem e velocidade. Nunca para trás e para os lados,com jogadas estereotipadas, a darem aos adversários todas as possibilidades de marcação. É fundamental criar outro espírito, outra mentalidade. Mesmo correndo riscos. Sem isso, nada feito.
Como tenho vindo a referir há muito tempo, é certo que as asneiras do V. Fernandez foram muitas e graves,escamoteadas por alguns resultados sofríveis, mas ele não foi o único nem o principal responsável. O que Miguel Sousa Tavares afirma hoje no seu artigo "Nortada", tenho-o eu dito muitas vezes. Mesmo que se consiga recuperar, não se pode esconder a quantidade incrível de disparates que foram cometidos. O clube foi prejudicado e altamente prejudicado.
Agora, mudando de assunto.
Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, por favor, ponha o Domingos Paciênciaa desempenhar outra tarefa, seja a lavar roupa, seja a pintar paredes, qualquer outra coisa, menos o que está fazer, pois, já que está em maré de mudanças, substitua-o e ponha no lugar dele um treinador que incuta nos jovens espírito de conquista de modo a que a equipa B se torne um verdadeiro alfobre de jogadores para a equipa principal.Neste momento, quantos jovens estão a jogar com os mais velhos? A promoção dos jogadores feitos nas camadas jovens que era uma marca do nosso Porto, está pelas ruas da amargura. É para irem lá para fora? Há muita coisa que não percebo e gostava de perceber, como, por exemplo, o que está por detrás disto tudo. O interesse do clube não é, tenho a certeza.
Gostaria imenso de ver estes temas debatidos nos blogs dos meus consócios, mas, excluindo o "Tripanário" no "Óculos azuis e brancos", consócio a quem presto a devida vénia, não vejo mais ninguém a querer tratar destes assuntos. Assim como a falarem das outras modalidades que são o nosso orgulho, apesar de não se tratar do voleibol e do futsal, hoje em dia aquelas que, de acordo com a ênfase que lhes é emprestada pela comunicação social, devem ser as de maior prestígio em todo o país. O nosso clube é tão grande até por isso!
Se, às vezes, começarmos a debater estes problemas, se começarmos a fazer dos nossos blogs um forum em que o denominador comum seja o entranhado amor ao nosso clube, talvez um dia a família bloguista do nosso Porto comece a compreender a força que podemos ser e o espaço que podemos construir. E tornar cada vez maior o nosso Porto-Dragão, clube a que nos orgulhamos de pertencer. Talvez um dia.

Agora, meus amigos, como é altura do Carnaval, vou até ao Alentejo sambar durante uns tempos. Não sei dançar, mas com tantos brasileiros que temos alguma coisa hei-de aprender.


1 Comments:

At 3 de fevereiro de 2005 às 14:29, Anonymous Anónimo said...

Pela parte que me toca, cá continuarei a apoiar incondicionalmente o FCP, com óculos azuis e brancos mas sem palas.

js
http://blogs.tripanario.com/js

 

Enviar um comentário

<< Home