terça-feira, janeiro 18, 2005

Não posso acreditar!

Desde sábado passado, mais concretamente a partir do final do desafio de Coimbra, me tenho sentado em frente do computador para desabafar as minhas angústias de adepto fervoroso do meu clube, para manifestar a minha revolta com o que se está a passar no reino do dragão, para pôr em causa as decisões umas precipitadas outras atabalhoadas que a SAD portista em geral e o seu presidente em particular vêm tomando desde o início da época, mas de todas as vezes que me proponho avançar há como que um grito a alertar-me: «para quê? não vale a pena!».
De qualquer modo e um pouco mais a frio, sempre me atrevo agora a exprimir o que me vai na alma, pedindo a quem eventualmente me leia me manifeste se a minha visão é realista ou se é fruto de um amargurado pessimismo:

  • - Há muito tempo venho dizendo que a preparação da presente temporada tem sido um acumular de disparates tanto em termos de planificação como de contratações e dispensas. Por demais debatido, em posts anteriores, tanto por mim como pelos meus prezados consócios bloguistas, nem vale a pena referir algumas das contratações efectuadas para serem, de imediato e sem provas dadas, postas em outros clubes, nem sequer as dispensas de Rossato e Pedro Mendes ( para ficarmos com o Areias e o Postiga!!!), nem tão pouco a mirabolante vinda do Del Neri. Quero tão só e apenas referir a contratação do Victor Fernandez. Duas das grandes qualidades do nosso presidente, ao contrário da grande maioria dos seus congéneres de outros clubes, sempre foi a de perceber muito de futebol e a de devotar-se de alma e coração ao seu clube, mas, como não há bela sem senão, às vezes, a sua incansável preocupação em não se deixar bater pelos rivais levam-no a ser precipitado nas decisões tomadas. O facto de Fernandez ter vencido o Benfica por sete não fazia dele necessariamente um treinador adequado para o F.C. do Porto. Tínhamos, de certeza, melhores soluções em Portugal e até mesmo entre nós dentro do clube (desde que não fosse o Domingos Paciência!). Podiam não dar de início os frutos almejados, mas tínhamos agora, garantidamente, uma equipa a jogar como tal e não onze jogadores à deriva, sem rei nem roque, como acontece nos tempos que correm ( é curioso que, no momento, qualquer treinador sabe como proceder quando vai defrontar o nosso clube, nós é que não sabemos o que vamos fazer quando os enfrentamos!).
  • - Eu sei que para o presidente, neste momento e atendendo ao falhanço da contratação do italiano, será muito difícil senão impossível reconhecer que errou uma vez mais ao trazer o espanhol ( pois é, a Supertaça, a Intercontinental e outras panaceias... que servem apenas para encapotar o que é evidente para todos: a nossa equipa não está a jogar nada e em qualquer jogo se vê mais consistência futebolística na equipa adversária, mesmo nas do fundo da tabela, do que na do Porto!), mas o treinador, se lhe restam resquícios de vergonha, hombridade e bom senso, deveria pôr de imediato o seu lugar à disposição. Assim como assim, só tinha a ganhar: ganhava alguns tostões e ia meditar para a prateleira onde se encontrava e donde nunca deveria ter saído. Porque, meus amigos, o que aflige mais nem é o que se está a passar agora. É sobretudo, a manter-se esta situação, o que se prevê para o futuro. Nada de bom pela certa. Com tendência para ser cada vez pior.
  • - Era previsível que com um líder fraco os problemas de balneário começassem a surgir. Razão tinha Mourinho quando, no início da época transacta, punha em dúvida se os seus jogadores teriam a força de ânimo e a vontade de conquista que os caracterizara na época anterior, dadas as vitórias conseguidas. Conseguiu manter a equipa unida em torno dos objectivos pretendidos, mas também soube comentar que, apesar de tudo, a postura no balneário já não era a mesma. Já se consideravam uns senhores. Vejam lá agora com duas épocas de conquistas assombrosas e, ainda para mais, com falta de liderança da equipa técnica! Derlei, Carlos Alberto... Só não compreendo como é que para fazer a limpeza do sambódromo se vai buscar mais sambistas! Há coisas que não se entendem! Esta subserviência aos empresários!!! Pergunto agora: para que são os investimentos na equipa B? Para a equipa de Domingos andar a ter os resultados que se vêem? A paciência também se esgota!