quarta-feira, janeiro 19, 2005

Isto continua

- Reacendeu-se, agora de forma manifesta e clara, a campanha anti-Porto. Tanto a nível judicial, como a nível político e desportivo. Que ninguém acredite tratar-se de meras coincidências. Pode alguém crer que a chamada de Pinto da Costa a depôr nas vésperas do lançamento do seu livro e do jogo com o Chelsea, não foi obra de pura maquinação? Só se for um néscio!
Desportivamente falando, é vergonhoso o quase esquecimento a que, de forma sistemática e dentro da mesma estratégia, são votados os êxitos do nosso clube por parte da comunicação social sobretudo a lisboeta, mas não só! Impressiona de facto como, por um lado, uma vitória na Taça de Portugal é glosada de todas as formas e feitios e apresentada como estrondoso sucesso do clube, enquanto, por outro lado, as magníficas conquistas de que poucos clubes do mundo se podem orgulhar são postas em idêntico pé de igualdade e, pasme-se, são anotadas (agora!!!) como êxitos quase exclusivos de Mourinho! Não deixa de ser verdade que aos Manha, aos Cartaxana, aos Delgado e a toda essa caterva de mentecaptos vesgos e malformados pseudo jornalistas que enxameiam as redacções dos jornais só os lê quem quer. Mas por que razão teremos que ouvir os comentadores dos diferentes canais da TV (principalmente os da SPORTV e os da SIC) onde o facciosismo doentio e a má-fé dos mesmos são chocantes?
A propósito da sanha anti- portista, alguém acredita que foi por mero acaso que o Nuno Cardoso foi chamado a depôr nesta altura?
Só um ingénuo não vê que por trás de toda a actuação judicial vigente está o poder político o qual, no caso do Porto, dá pelo nome do famigerado Rui Rio e do seu inseparável amigo, o cabeça de lista do PSD. É que as vitórias do Porto-clube causam engulhos a muita gente. Trata-se da única instituição portuense que bate o pé não só a Lisboa e à impunidade da sua macrocefalia como aos despeitados e vingativos barões da invicta cidade. Por que motivo a PJ não investiga as contas do Benfica e os negócios com o seu estádio? Foi por terem ido prestar vassalagem antes das anteriores eleições? E as dos outros clubes de Lisboa? Não me façam rir.
Já repararam na estranha coincidência de uma ministra da justiça ter sido nomeada na altura em que o dirigente do seu partido tinha fortes indícios de estar fortemente comprometido no caso da Moderna (o recente sibilino recado de Luís Filipe Menezes é bem elucidativo daquilo que todos desconfiávamos e fora atestado pelo comportamento do referido dirigente partidário o qual, enquanto não sabia como parariam as modas, não tugia nem mugia, mas, depois, foi um ver se te avias) e de um ministro da mesma pasta ser agora uma das pessoas mais interessadas no aniquilamento político de Nuno Cardoso? E, por extensão, em acabar com a liderança interna do F.C. do Porto? Mistérios da coligação!!!
Não tenho procuração do engenheiro, pessoa por quem não nutro até especial simpatia, mas é evidente que o que está a acontecer não é fruto do acaso. Tudo foi premeditado. Política e justiça, justiça e política. Onde é que está a separação dos poderes sempre tão apregoada? E os jornais, a rádio e a televisão, neste momento mais domados e, por isso, mais mancomunados com o governo, rejubilam e trazem em parangonas que o ex-presidente da Câmara do Porto foi constituído arguido por suspeita de peculato, abuso de poder e participação em negócio. Qual negócio? O que envolve o F.C.do Porto. Evidentemente.
Pergunto eu: Alguém falou do que se passa com o Bessa? A Judiciária está preocupada com os negócios e os custos da Luz, de Alvalade, de Braga, do Algarve etc, etc, os quais lesaram, e de que maneira, os interesses das respectivas Cãmaras? Não. Claro que não.Interessa apenas e só o F. C. do Porto. Se isto não é uma cabala, uma tramóia, sabiamente arquitectada e executada com cinismo e requintes de malvadez, então não sei o que será.
E o que dizer dos processos sumaríssimos que só aparecem à 17ª jornada do campeonato? Antes não houve nada? Os exemplos passados não são referência? (Leia-se a propósito no Jogo o interessante artigo do Jorge Maia sobre este assunto). É por demais evidente que só agora é que os doutíssimos e meretíssimos juízes visionaram a cotovelada do Benni! O malvado do Benni! São assim os magistrados portugueses! Íntegros e impolutos.
O que me dói é que o nosso presidente se tenha deixado envolver nestes enredos em vez de os enfrentar com denodo e coragem, como era seu apanágio, contra-atacando com resultados e vitórias concludentes nos jogos do campeonato os quais, como aconteceu nos dois últimos anos, deixavam os adversários e os inimigos a espumar de raiva. Quanto mais se encarniçavam contra ele e contra o clube mais a equipa vencia e levava todos de roldão.
Agora anda numa de social.
É bem verdade que a partir de uma certa idade o abuso do sal faz mesmo mal.