sexta-feira, janeiro 07, 2005

Regresso

Depois de um interregno de mais de um mês, por motivos familiares, eis-me de volta para mais uns comentários e alguns desabafos sobre este quotidiano português, umas vezes patético, outras surrealista, este dia a dia com que os órgãos de informação nos cilindram, forjado na rotina, quando não na incúria, na inveja doentia e na hipocrisia, argamassado nos sonhos de sermos os maiores para logo descambarmos no pessimismo e na falta de auto-estima mal chegam as desilusões, neste carrossel desenfreado e absurdo que é a vida, sobretudo a vida em Portugal.

Também não é tanto assim !...

Nem tudo vai mal neste canto à beira-mar plantado, pelo menos, se atentarmos nos noticiários da imprensa, da rádio, da televisão. Fiquei surpreendido no último dia do pretérito 2004, quando uma estação televisiva, ao fazer a resenha do ano desportivo em Portugal, deu tanta importância à conquista da Taça de Portugal como às que o nosso F.C. do Porto alcançou. Campeão Nacional,Taça dos Campeões, Supertaça, Campeão do Mundo de Clubes são ninharias se comparados com uma Taça de Portugal! Ainda por cima conquistada com mais um jogador e por um bambúrrio de sorte! Mas para a nossa imprensa isto é que é isenção e profissionalismo. Sectarismo? Nunca. Incompetência? Jamais.
Dá-me muito gozo tanta estupidez.

Há três ou quatro dias estava num consultório médico aguardando a minha vez, quando reparo que, à minha frente, uma jovem mãe com um bébé no colo e um outro filhito de dois /três anos na cadeira ao lado explicava à sua vizinha que o seu marido tinha ameaçado o filho com um 'chapadão', só porque o garoto tinha gritado «gô do Pôto». Fiquei atónito. Palavras para quê? É com certeza um bom, um exemplar chefe de família!

Afinal não há crise nenhuma, não há problemas no país, o tsunami já passou à história, não há Iraque, nem fome nem miséria nem desgraças, não há nada. Só há o Sporting- Benfica, o primeiro. o maior, o único desafio de que vale a pena falar!!! Três semanas (por enquanto...) a falar do mesmo, não será demasiado? São tão ridículos! Estou como diz a nossa 'Rapariga Azul?: « Que pena que não percam os dois!»