quarta-feira, novembro 17, 2004

Missão cumprida na RTP

Com a devida vénia, transcrevo do 'Público' de hoje parte do artigo de Luciano Alvarez com o título em epígrafe, artigo esse que pela sua preocupante actualidade e pelo cada vez mais evidente estender dos tentáculos do polvo que nos pretende governar e sufocar, assente numa estratégia bem medida e calculada, nos deveria fazer pensar e, se calhar, agir.

(...) " Rodrigues dos Santos não se demitiu, foi demitido, porque nenhum director de informação pode aceitar que seja a administração a decidir questões que dizem única e exclusivamente respeito à área editorial. Os administradores sabiam-no e não cederam, porque queriam que Rodrigues dos Santos saísse. A avaliação de que falava o membro do Governo (Morais Sarmento) há muito que estava feita.
Surpresa? Nenhuma. A saída de Rodrigues dos Santos faz parte da anunciada estratégia de controlo da comunicação social por parte do Governo e que já deu vários passos.
A TVI do amigo Paes do Amaral está parcialmente tratada; o 'Diário de Notícias' já está controlado; na RTP o assunto acabou de ficar resolvido. Segue-se o 'Jornal de Notícias', a TSF e a imprensa regional do grupo PT, que, se não entrarem na linha por iniciativa própria, as administrações tratam do assunto como aconteceu agora na RTP e já tinha acontecido no 'DN'.
E tudo isto tem de ficar concluído com alguma rapidez. É que Santana Lopes quer ficar mais dez anos no poder e, por isso, tem de resolver estas questões até 2006, ano em que há eleições presidenciais e legislativas."

Mais palavras para quê? Ou julgam que, se não se estivessem a mover os cordelinhos dentro do governo e na já por si bajuladora comunicação social, o kadhafi se atreveria a pedir audiência a dois membros do governo para se queixar das ocorrências num prélio em que se comportaram vergonhosamente, antes e depois do desafio, foram beneficiados durante todo o encontro, mas, ó azar dos azares, não conseguiram ficar com a diferença dos 7 almejados pontos! O mais grave, preocupantemente grave, é que a solicitação foi atendida! Quanto vale ter um Bagão e um Rui Silva na governação. E outros. Quantos são, quantos são?