sábado, outubro 23, 2004

Questões de azia

Há intuições que são a melhor defesa que uma pessoa pode ter.
Sempre me pareceu o 'Record' um jornal (?) detestável e, como tal, por uma questão de princípios, não o compro . Todas as vezes que, por um acaso qualquer, me chega às mãos constato que as impressões negativas que intuia não só se mantêm como tendem a aumentar vertiginosamente. Trata-se de um exemplo flagrante do que é fazer mau jornalismo. Se é que se pode chamar àquilo jornalismo. A falta de isenção é notória, o ódio acirrado contra o Porto é o prato favorito dos principais articulistas, o revanchismo e o ódio, umas vezes encapotado, outras de forma mais evidente, contra o presidente do clube são a preocupação dominante em todos os artigos, notícias e comentários relativos ao Dragão.
Os néscios estão convencidos de que uma mentira habilmente instilada e de sobejo repetida se transforma em verdade insofismável!
Deve ser essa a razão por que, há quase um quarto de século, andam a tentar derrubar Pinto da Costa e deve ser essa a razão por que cada desilusão face aos nossos sucessos se transforma em mais uma pedra no sapato a ajudar no rancor mesquinho que destilam.
O que devem penar os infelizes! Eles e quem se acoita por trás deles. Administradores e quejandos. Calculo como estes dois últimos anos devem ter sido de angústia e frustração! Há um pensamento célebre de que não recordo o autor que diz: «Deus conceda muitos anos de vida aos meus inimigos para que eles possam ver as minhas vitórias!». É o que deve pensar Pinto da Costa ao deparar com esta sabujice pasquineira.
Hoje, por acaso, no café onde, enquanto tomo a bica matinal, costumo passar os olhos por outros periódicos que não aqueles que diariamente compro, dei por mim a folhear esse jornal que muitos dos nossos correligionários portistas apelidam de avante verde e confesso que fiquei enojado.
Um tal de Marcelino, pretendendo censurar o Kadhafi e o seu acólito cristão-novo, como lhe chama e muito bem o MST, mais não faz do que mandar ferroadas ao nosso presidente; um outro que parece se chama Tadeia deve ser estrábico, porque consegue ver o que as pessoas sérias não vêem, arruma umas patacoadas venenosas e fica convencido de que já ganhou o dia e pode ir para casa descansado. Os 'patrões' devem ter ficado satisfeitos! E um Gobern, acho que também se chama João, valha-nos Deus, se aquilo é jornalista, pobre classe! Coitado, é assim que se 'goberna', como diria a D. Bitória.
Os infelizes estão convencidos - se calhar até não estão! - de que conseguem enganar a gente bem formada e séria. Só enganam quem quer ser enganado ou então... quem se revê em tais processos rancorosos e mesquinhos.
São o avante verde. Não tenho a menor dúvida.
Também a SIC durante anos e anos ( com o dedo do lampião Rangel por trás ) andou em vergonhosas campanhas difamatórias, convencida que estava de assim poder destruir a força do nosso F.C.Porto. Dizia que o poder da TV era tanto que do mesmo modo que vendia um sabonete podia fazer eleger um presidente. Eleger ou destruir! Enganaram-se. Custou-lhes muito, mas tiveram que dar o braço a torcer. Contudo eu não sei se foi um bem. Gosto muito mais de ver todos estes espertos a espernear.