quinta-feira, dezembro 04, 2003

Rios do Porto

Cá estou eu outra vez com os rios à volta. É que eu acho que o Porto, além de ser uma cidade maravilhosa, é também uma cidade privilegiada. Não conheço nenhuma outra que se possa gabar de ter rios para todos os gostos: tem um rio majestoso, nobre, altivo e indómito, um rio onde se casam a beleza e o carácter, com o qual se identificam todos os portuenses e gaienses, no qual se revêem todos os portistas, amantes da sua terra e das suas gentes, todos os que não se vendem por quaisquer trinta moedas nem se tornam subservientes ao poder de outros credos e raças...tinha que ser d’ouro um rio assim ! Há também um rio tinto, não do vinho derramado, mas de matanças que noutros tempos às vezes se faziam. Já o quiseram esconder em conduta fechada, talvez para esquecer pecados velhos!... Apareceu-nos agora um novo rio...É o rio dos outros...daqueles que têm entradas de leão ( vamos lá a ver se não terão saídas de sendeiro ! ), das lauras, dos paulos e dos ricardos ( estou embasbacado com a grandeza dos empreendimentos que fizeram!!! ); dos outros, cultos e pseudo-cultos, que, na sombra, empurram estas marionetas; de todos aqueles que, nascidos na cidade ou na região, propalam tudo fazer e nada fazem; dos criadores de projectos condenados ao fracasso ( como é reconfortante não se ver agora um único drogado pelas ruas!!!...como é comovente ver dezenas de pessoas sem abrigo não poderem matar diariamente a fome, devido aos caprichos de um senhor qualquer!!! ,mas também é verdade que o burro do espanhol, aos poucos, se ia desabituando de comer!... meus amigos, se isto não é poupança?! ); dos senhores engravatados e com falso polimento; daqueles para quem servir a cidade é ser servil ao poder que vem de fora e só nos trama... É um rio de merda..., mas, que diabo, assim podemos gabar-nos de ter três rios!!!
Não é um luxo ?