terça-feira, agosto 02, 2005

Amsterdão

Gostei de ver o meu Porto a voltar a jogar como equipa. Já tinha saudades.
Concordo com as análises que apontaram para as fragilidades defensivas, fragilidades que eu enunciei no início do defeso e que, a meu ver, não foram colmatadas. Quanto a mim, o Sonkaia ainda não é o defesa direito que precisamos e, do outro lado, o Leandro também não é. A este, para lá de falhas de posicionamento, falta-lhe, sobretudo, altura. As soluções de recurso não passam disso, soluções de recurso. No centro da defesa também falta ainda qualquer coisa. Para o tipo de jogo que Co pretende Jorge Costa e Nuno Valente, pese o prestígio de cada um e o que deram ao clube, não me parecem soluções.
Em jeito de desabafo, o Sandro, o Alan, o Leo Lima, o Cláudio Pitbull... todos juntos não davam dois bons defesas laterais? Que, se calhar até os há por cá.Estou a lembrar-me do Manuel José, do Miguelito, do Abel... E para a zona central o Zé Castro ou o Nunes não têm mais classe que o Pepe? Como é que deixámos ir embora o Tonel? Em termos de jogadores que actuam nos clubes portugueses onde poderia ser feita, como antigamente, uma detecção de valores, até com custos menos elevados, julgo que há da parte da SAD e do presidente uma certa sobranceria que, a meu ver, não é boa conselheira.
Não sei se me engano muito, mas este ano, o Diego, o Ibson e, sobretudo, o Quaresma vão ter que "pedalar" muito para se imporem. O tipo de jogo pretendido pelo treinador tem pouco a ver com aquilo que principalmente o Diego e o Quaresma estão habituados a fazer ou, pelo menos, fizeram na época transacta. Quanto ao César Peixoto cuido que é uma carta fora do baralho.