sexta-feira, outubro 29, 2004

O fisco

Hoje deve andar por aí mão do Alexandrino. É a terceira tentativa para publicar o comentário e, quando já está pronto, falha. Por uma razão ou por outra, mas falha. Isto da luta cibernética ainda há-de dar muito que falar. Ai há-de, há-de!...Vamos lá a ver. Pode ser que desta vez...
Uma das coisas que mais me confrange no fenómeno desportivo em geral e particularmente no futebol é a existência dessas aves de arribação que dão pelo nome de empresários e se autodenominam representantes dos jogadores. Não sei porquê, mas trazem-me à lembrança os escravos libertos que tinham a seu cargo os gladiadores da Antiga Roma. Sim, esses que iam para a arena lutar até morrer, saudando o imperador! Esses libertos que se intitulavam de mestres viviam à custa do sangue, do suor e dos sacrifícios dos seus homens. Hoje em dia, tirando as mortes e a mestria, porque de cultura futebolística e desportiva não sabem muito , em pouco se diferenciam.
Surgem de um momento para o outro como cogumelos, crescem de forma ínvia ao abrigo da comunicação social que, com certeza subornam e depois enriquecem, enriquecem, enriquecem vertiginosa e despudoradamente à custa dos incautos futebolistas a quem usurpam a famigerada comissão, mas que, em caso de dificuldades, começam logo a assobiar para o lado. Perguntem ao Bino, que foi criado nas escolas do FCP, mas, depois, demandou outras paragens e que tinha, não sei se ainda tem, como representante, o renomado cristão-novo lampião, transgénico produto que agora é vermelho por fora e por dentro, sabe Deus...
Perguntem o que lhe respondeu, quando o jogador, em Tenerife com a família e com vários meses de salário em atraso, aflito, lhe solicitou a intervenção. Este episódio foi-me contado de viva voz pelos pais do jogador. Perguntem.
Pois é este senhor empresário, impoluto, de honestidade comprovada e singular transparência que se atreve a vir lançar atoardas no fim do jogo da lampiolândia!
Valha-nos Deus. E o que está por trás de tudo isto? Sim, porque estas fraudes fiscais não são mais do que a ponta do iceberg. Tenho a certeza disso.
Como é que o kadhafi dos pneus arranjou a fortuna? Por que é que a comunicação social não investiga e informa? Conluio. Só pode ser. Estes lampiões são um colosso. Primeiro o Vale. Depois o Vítor Santos, o afamado empreiteiro dos grandes empreendimentos do clube dos pardais, como lhe chama um comentador do JN. Agora o Veiga. Quando será a vez do kadhafi?
E dos muitos kadhafis que pululam nos corredores e gabinetes daquele clube?
O que me dana é que passei uma vida de trabalho e canseira a descontar escrupulosamente os meus impostos, o que ainda continuo a fazer, e estes sevandijas e ladrões não têm o mínimo rebuço em lesar o Fisco em milhões de Euros!
E, se o Jorge Nuno não tem falado, a falcatrua por certo era abafada.



PS: Não achei bem as atitudes provocatórias nem o comportamento nem tão pouco as companhias durante o encontro da Srª D. Carolina Salgado (tem o meu apelido, mas não me é nada, cuido eu!), aquando do jogo com os lampiões. Não é de uma senhora. E ela é a companheira, em união de facto, do Presidente do meu clube. Não se pode confundir com os arruaceiros que , no fim do jogo, insultaram e denegriram a sua imagem e a do nosso Presidente.
Podia ter sido evitado.