sexta-feira, maio 27, 2005

a nova época

Pondo de lado a contratação da nova equipa técnica e indo um pouco ao encontro daquilo que "O Portal dos Dragões" preconiza, julgo que para a próxima época, para lá das aquisições já conhecidas e de uma maior atenção aos jovens da equipa B, o FCP tem que reestruturar com muita atenção o sector defensivo. Para mim tanto o lado direito como o lado esquerdo estão profundamente carenciados.Bosingwa não é um defesa direito eficaz e, na esquerda, nem Nuno Valente, por razões de ordem física, nem Leandro oferecem garantias. Julgo que Nelson e Jorge Luís seriam boas aquisições.
Um sector que precisa de uma atenção especial é o do centro da defesa. Jorge Costa e Pedro Emanuel já não podem jogar juntos. Falta-lhes velocidade e abusam das faltas perto da grande-área, o que é sempre muito perigoso . No meu entender José Castro seria uma óptima aquisição.
No ataque são precisos dois extremos e, se o Benni McCarthy for embora, um bom ponta de lança.
Há também dois jogadores que, na próxima época, precisam de ter uma mentalidade bem diferente: Quaresma e Helder Postiga. Ao primeiro é preciso fazer ver que a criatividade só tem mérito se a equipa beneficiar disso e que essa criatividade tem pouco a ver com o egoísmo ou a repetição sistemática da mesma jogada para depois perder a bola. O futebol é um jogo de equipa e não de exibição circense.Além disso, tem que aprender a defender em pressão constante, pois é coisa que não sabe fazer e deverá melhorar consideravelmente os índices físicos, já que, em piques com os adversários, raramente ganha. Quanto ao Helder Postiga não se lhe pode negar a entrega, mas deve procurar melhorar, de forma significativa, os índices de aproveitamento.
Quanto ao Pepe, Areias, Leo Lima, Pitbull, Maciel, etc. etc " bon voyage".