segunda-feira, dezembro 01, 2003

Das duas uma

Das duas uma: ou o Sr. Paulo Portas é um idiota chapado ou, então, pensa que os portugueses são todos idiotas, estúpidos, ignorantes e incultos, que desconhecem por completo a história de Portugal, com as suas virtudes e defeitos, com as suas grandezas e vãs glórias, com as suas desditas e infortúnios... Desditas e infortúnios que não foram poucos, diga-se de passagem. Resultando , as mais das vezes, de alguns ‘ iluminados’, como o Sr. Portas, que quiseram levar o país, ao arrepio dos ventos da história, para terras do nunca, sem projectos nem futuro, mas com miríficas visões em que eles eram os primeiros a não acreditar. Para o ‘ orgulhosamente ‘ sós. Falam sempre numa história de império e grandeza, de expansão da fé e do território ( em prol da religião e da grei, assim rezavam as cartilhas, que contavam sempre as estrondosas vitórias contra forças desproporcionadamente superiores e, se é certo que, às vezes, se referia algum dissabor guerreiro, nunca ele passou de um pequeno desastre, onde, apesar de tudo, houve sempre as provas de heroísmo mais manifestas).
Colónias ? Jamais. Eram províncias ultramarinas, senhores, eram províncias! ─ sempre foi um Portugal multi-secular e pluri-continental, com total mistura de raças e de credos!...Nunca houve colonizadores ...nem cipaios... nem recrutamento forçado nas sanzalas... nem castigos corporais desumanos e cruéis...nem discriminação racial ... nem portugueses de 1ª e de 2ª... ( se os próprios brancos nascidos nas colónias tinham um estatuto de subalternidade em relação aos da metrópole !).Tudo mentira. Tudo a mais refinadas das mentiras. Porque, se alguma vez, algum exagero houve, foi só por mera casualidade. Os africanos revoltaram-se, por manifesta ingratidão e pura estupidez! E com os malditos comunistas a empurrarem-nos para isso. Como se ânsia de libertação dos povos não tivesse sido comum a toda a África! Para o Sr. Paulo Portas não. É o desejo de voltar a qualquer preço à mentira O tempo veio efectivamente mostrar que, apesar de colonizadores, nem isso soubemos ser. Porque ingleses, franceses, belgas foram-no, mas, ao menos, souberam tirar benefícios da situação e souberam continuar ligados às suas antigas colónias. Nós, nem isso. E por este portal é que não vamos a lado nenhum.
O Sr Portas, num acervo de revanchismo justiceiro (fora de tempo, mas que importa?) vem pugnar por uma revisão constitucional que negue a história! ( É curioso como este senhor que tão calado andou nos últimos tempos, enquanto não acabou o julgamento da Moderna, não se desse o acaso de alguns estilhaços lhe virem a cair em cima, agora, já voltou a estar interventivo e actuante!... Claro que sempre acolitado pelo ‘ abençoado ‘ fogo de S. Telmo (Correia). Como é curioso já Camões falar do terror dos marinheiros face fogos de santelmo? Alguma razão teriam!).
Dizia eu, de princípio, que o Sr Paulo Portas ou é um idiota chapado ou quer fazer de nós imbecis. Apesar de reconhecer que os seus conhecimentos da realidade colonial portuguesa devem ser um tanto resultantes da visão irreal e dourada que a inteligente e sabedora amiga Cinha Jardim lhe vai transmitindo juntamente com aquela que os seus imberbes, mas maquiavélicos, assessores lhe deixam em cima da secretária, não deixo de recear por estas funestas intenções que não pressagiam nada de bom. Mais xenofobia? Mais racismo? Europa, não querem, afirmam peremptórios! Que alternativas? Atlantistas? Com quem? Voltar ao império que nunca existiu, mas faz de conta? Não há nada pior que um demagogo que nada tem para oferecer. Só se fôr trampa, como dizia o outro! E depois de casa roubada, trancas ao Portas, é capaz de já não dar!

PS. Porque será que a (alfa)Cinha Jardineira andou ou anda tão ligada ao Lopes e ao Portas?
Coincidências? Eu, se me chamasse Barroso, por muito durão que fosse, punha-me de sobreaviso!